Comunicação, política e lazer: é de nós tudo!

segunda-feira, 29 de março de 2010 às 9:01 AM
É isso aí, este é o lançamento do Blog De Nós Tudo!. Uma idéia que surgiu na sala de aula do curso de jornalismo e que agora vai tomando forma. Somos quatro jovens jornalistas em busca de um novo olhar sobre os acontecimentos, sem as amarras das técnicas jornalísticas ou da dinâmica do mercado nas grandes empresas do ramo. Ou seja, faremos jornalismo, mas de maneira livre, leve e descontraída.

Para o lançamento do Blog “De Nós Tudo!”, decidimos escrever, todos, sobre o mesmo assunto: uma viagem à cidade de Pinheiro-MA feita pelo grupo, para participar do Segundo Encontro de Blogueiros e Mídias Livres do Maranhão (II ENBLOG-MA), que aconteceu nos dias 20 e 21 de março de 2010. Não haveria assunto melhor para lançar um Blog do que falar sobre um encontro de blogueiros, mas a história não aconteceu exatamente assim...

Para começar preciso voltar à semana anterior ao encontro, quando “Nós Tudo!” estávamos na Faculdade e ficamos sabendo sobre o evento e as discussões que seriam lançadas, principalmente acerca da importância da comunicação livre. Foi assim que foi surgindo a ideia de criarmos um blog, para nos expressarmos livremente, sem a necessidade de satisfazer um patrão, uma linha editorial ou uma audiência específica.
Diante disso, partimos, “Nós Tudo” de mochila nas costas, rumo ao encontro com outros blogueiros maranhenses. Depois de uma hora de ferry-boat e mais uma hora de ônibus, chegamos à Princesa da Baixada, Pinheiro-MA, cidade onde nasceu o ex-presidente da república José Sarney. Talvez essa fosse uma dica de que as coisas não correriam tão bem quanto esperávamos....

Durante as discussões do Enblog fomos percebendo o real objetivo do encontro. A questão comunicacional foi ficando em segundo, talvez terceiro plano, e o debate político recebeu a luz principal do espetáculo. Quer dizer, não sei se podemos chamar de debate quando apenas um lado fala.
No entanto, duas coisas me chamaram muita atenção durante o evento. Primeiro a “pajelança virtual”, que constava na programação. Imaginei que fosse alguma manifestação da cultura popular local, ou pelo menos um toque de tambor de crioula, já que Pinheiro tem um dos maiores festivais de tambor de crioula do estado, o festival do já falecido Zé Macaco. No entanto, a “pajelança virtual” resumiu-se a uma banda, em cima de um trio elétrico, tocando pop rock. Não quero desmerecer o talento da banda, mas nem de longe uma banda sobre um trio condiz com o termo "pajelança", no sentido popular da palavra.

A segunda coisa foi a “piabagem”, que também estava na programação do evento. Segundo os organizadores, “piabagem” é um ato de união entre os participantes, ao contrário de “trairagem”. Fazendo uma longínqua relação com algum pinheirense ilustre, que atualmente cria outros peixes no Senado Federal. Os termos, traíragem e piabagem, fazem relação com peixes típicos da cidade de Pinheiro, a piaba e traíra.

Mas, enfim, como nosso objetivo no encontro não era político, mas comunicacional, vou deixando esse assunto de lado para falar de outras coisas interessantes que aconteceram durante a viagem. Visitamos o rio Pericumã, à praça da Matriz, praça do Centenário e praça José Sarney, que durante o evento foi batizada de Praça Central, não sei bem porquê. Visitamos, também, a feira e o mercado municipal, onde “Nós Tudo!” aproveitamos para fazer algumas compras de produtos típicos da região, como a farinha biriba e as piabas.
Visitamos, ainda, o Parque do Babaçu, um local agradável para bater papo nos fins de tarde e levar as crianças para se divertirem nos brinquedos do parque, à sombra das palmeiras de babaçu. Ali, sentamos nos bancos e ficamos, durante alguns minutos, observando as crianças se divertirem, sendo embaladas nos balanços, subindo e descendo dos brinquedos, e escorregando para cair na grama.
Foi quando lembramos do nosso tempo de criança, assunto que foi e veio várias vezes durante a viagem, e logo bateu aquele saudosismo das coisas que fazíamos naquele tempo, as brincadeiras, os amigos, os programas de TV que assistíamos, tudo era muito diferente, talvez porque, naquele tempo, a gente não tinha vergonha de se sujar, de ser feliz. Mas, isso já é assunto para outra postagem...Pois bem, espero que você tenha gostado do blog, e volte, volte quantas vezes quiser, afinal o blog é “De Nós Tudo”. Meu nome é Max de Medeiros, e será sempre um prazer dividir experiências neste ciberespaço livre.